quarta-feira, julho 21, 2004

Verdade x Mentira

A mentira é do mau, essa é a minha opinião. "A verdade alivia mais do que machuca. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água."
(Miguel de Cervantes)...concordo.

As pessoas reagem à mentira, cada uma de uma maneira, tem gente que briga, bate a cabeça, retruca, quer que o outro se desculpe se explique, ou que simplesmente aceite que perdeu. Sim, pq quem mente sempre perde. Já menti, já perdi algumas vezes, mas aprendi também com isso, e penso que é o mais importante, é saber que mentir às vezes parece necessário mas não é a melhor saída, porém tem gente que não pensa assim..."A mentira que beneficia vale mais do que a verdade que molesta." (Provérbio Persa)

Tem quem minta de sacanagem e tem quem minta pra proteger, quem minta pelo mal e quem minta para o bem. Mesmo na última opção, se você mente é porque não tem liberdade..." Existem verdades que a gente só pode dizer depois de ter conquistado o direito de dizê-las." (Jean Cocteau)

Não é que sempre alguém vai descobrir a sua mentira q que a casa vai cair, mas sempre algum sentimento negativo fica. você pode perder de várias maneiras em vários graus de intensidade, mas o fato é: Mentiu, perdeu. você pode perder, um amor, uma amizade, um emprego, mas menos explícito estão as coisas que você perde e nem percebe, como por exemplo a vergonha de mentir, e quando isso acontece você pode chegar ao ponto de achar que o errado é dizer a verdade."A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer" (Mário Quintana)
Se acostumar com a mentida em todo o momento, nas pequenas atitudes, por besteira, você vai mentindo e perdendo o mais importante... a confiança. Porque por mais que a verdade não apareça por completo, a mentira vai ser sempre um desenho animado que por mais perfeito que pareça nunca vai ser igual à realidade. A mentira machuca, deixa marca pra sempre. Se é uma grande mentira a cicatriz é grande, mas também as pequenas mentiras vão fazendo micro-lesões que um dia fazem o mesmo efeito das grandes...
Eu, hoje em dia não reajo agressivamente contra as mentiras. Elas aparecem, eu assimilo, e meus relacionamentos de qualquer tipo continuam aparentemente iguais. E cada verdade que aparece vai matando um pouco da confiança que eu tinha naquela pessoa, até que um dia ou ela se acaba, ou simplesmente continua lá sem forças."A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas”. (Johannes Brahms)"

E é assim que eu conheço as pessoas que estão do meu lado. Acredito em tudo que me diz, na sua sinceridade, confio em você como pode confiar em mim, até que as suas atitudes me prove o contrário, mas talvez você nunca saiba disso, pois não sou eu quem vai te dizer..."Há certos momentos em que um pouquinho de verdade já basta para a gente formar uma opinião."(Jean Rostand)

Tem gente que não aceita a verdade e então às vezes "Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso." (Brecht)

O principal de tudo isso é perceber que pode parecer fácil mentir, mas só é fácil por um momento porque as conseqüências da mentira serão evidentes cedo ou tarde e o que parecia fácil se transformou num grande problema.

A sua credibilidade se foi e você fica vulnerável. Quando tiver dúvida...fale a verdade e ninguém poderá te derrubar. “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade. (Renato Kehl)”

A mentira é má, então tome cuidado com ela, porque depois de dita nunca mais a verdade poderá apagá-la por completo. “A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças. (Winston S. Churchill)”.

Portanto a sua responsabilidade é grande quando diz uma mentira, pois tudo depende de interpretação. “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.” (Nietszche) E além de tudo o telefone sem fio com uma informação falsa, mesmo que pareça pequena, ela com certeza vai causar grandes problemas.”Um copo de vinho meio cheio também está meio vazio, mas meia mentira jamais será meia verdade. (Jean Cocteau).”
Acredite, fale a verdade sempre e vai ver que vale a pena.

quinta-feira, julho 08, 2004

Relacionamentos ( Ruben Alves)

Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os relacionamentos são de dois tipos: há os do tipo tênis e há os do tipo frescobol.

Os relacionamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal.

Os relacionamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa.

Explico-me. Para começar, uma afirmação de Nietzche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: "Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: 'Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice?' Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar."

O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola.

Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir sua cortada - palavra muito sugestiva - que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar.

O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo.

Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado.

Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra, pois o que se deseja é que ninguém erre. E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

A bola: são nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras.

Conversar é ficar batendo sonho prá lá, sonho prá cá... Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis.

Ficam à espera do momento certo para a cortada. Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão... O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração.
(Ruben Alves)

segunda-feira, julho 05, 2004

Provérbio Árabe

"Tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer, mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira"
Por isso pense bem antes de perdoar pela segunda vez o mesmo erro...

Ghandi

A não violência requer muito mais coragem do que a violência.

Provérbio Chinês

Diga-me, esquecerei
Mostre-me, talvez lembrarei
Faça-me participar e compreenderei."